Deus dá sinais?

Artikel Mei 6, 2024

adventist.tl || No antigo Israel, os sumos sacerdotes usavam um colete que continha duas pedras chamadas Urim e Tumim. Sempre que uma pergunta sobre a vontade de Deus era trazida ao sacerdote, ele pedia a Deus que desse a resposta. Se a pedra à esquerda brilhasse, indicava aprovação divina. Se a pedra da direita brilhasse, isso indicava a desaprovação de Deus.

Você já desejou ser um israelita que pudesse obter respostas de Sim e Não como essas diretamente de Deus? A tomada de decisão seria menos confusa, pois você não teria medo de escolher a coisa errada.

A Bíblia conta a história de um homem chamado Gideão, a quem um anjo disse que ele, um jovem comum, seria aquele que libertaria o povo de Israel de seus opressores estrangeiros. Duvidando de suas próprias qualificações e com um pouco de medo de liderar uma revolta armada, Gideão fez uma proposta a Deus.“Colocarei um velo de lã na eira”, disse ele, “e na manhã seguinte, se houver orvalho apenas no velo e toda a terra ao redor estiver seca, então saberei que você salvará Israel pelo meu mão”(Juízes 6:37). Então, naquela noite, Gideão colocou um velo do lado de fora. Na manhã seguinte, o velo estava encharcado e o chão ao redor estava seco. Gideon apertou o velo e espremeu uma tigela cheia de água.

Mas Gideão ainda estava com medo, então pediu a Deus que revertesse o sinal.“Permita-me mais um teste com o velo,” ele disse,“mas desta vez seque o velo e deixe o chão ficar coberto de orvalho”(versículo 39). Novamente, Gideão colocou o velo do lado de fora, e na manhã seguinte o velo estava perfeitamente seco, enquanto o chão ao redor estava coberto de orvalho.

Não seria bom se todos pudéssemos obter respostas divinas como essa para todos os nossos problemas desconcertantes? Houve momentos em que precisei tomar uma decisão e fiz algumas “tosquiar.”

Conheço alguns cristãos que de fato foram guiados por Deus com um sinal especial. No entanto, também conheço muitos cristãos sinceros que ficaram desapontados depois de seguirem o que consideravam um sinal claro de Deus. Então, o que faz com que os sinais aparentemente funcionem às vezes e falhem miseravelmente em outras situações?

Deus é um GPS cósmico?
Uma questão muito básica é por que estamos pedindo um sinal. Estamos tentando usar Deus como um GPS cósmico para nos dizer o caminho mais curto para ir do ponto A ao ponto B? Embora este desejo da nossa parte seja compreensível, Deus está mais interessado em desenvolver um relacionamento amoroso conosco.
Descobrir os planos específicos de Deus para as nossas vidas é um resultado natural de um relacionamento vibrante com Ele, e não o seu substituto. Caso contrário, o Cristianismo se tornará uma prática supersticiosa e superficial. Precisamos primeiro de um relacionamento íntimo com Deus.

Então, Deus pode escolher falar conosco através da Bíblia, através de um amigo, usando as circunstâncias ou, sim, até mesmo um sinal de vez em quando. E de todas essas maneiras você poderá reconhecer Sua voz, porque estará acostumado a ouvi-Lo falar com você.

Compartilharei com você cinco razões para não pedir um sinal a Deus.

Para pegar um atalho

Imagine que eu queira um emprego com melhor remuneração, mas não quero me esforçar para consegui-lo. Então eu rezo, “Senhor, se Tu queres que eu encontre um emprego melhor, faz com que alguém venha até mim oferecendo o que Tu já escolheste para mim.” Talvez eu esteja exagerando com este exemplo, mas percebi que às vezes, quando pedia um sinal a Deus, o motivo do meu pedido era pegar um atalho.

O autor Daniel Schaeffer diz:“Se o sinal não vier, podemos sentir que recebemos um deslize do céu de ‘dispensado do trabalho’. Na verdade, podemos começar a acreditar que, se não obtivermos 100 por cento de confirmação divina de uma forma dramática para uma direção específica na vida, não teremos que fazer absolutamente nada.”

Precisamos de ter a certeza de que não estamos a transformar a descoberta da vontade de Deus num esquema pelo qual possamos colocar toda a responsabilidade e todo o trabalho nas mãos de Deus.

Ignorar a vontade revelada de Deus

Por mais contraditório que pareça, às vezes podemos pedir um sinal, não porque queremos descobrir a vontade de Deus, mas porque não gostamos do que Ele já revelou. Um novo crente, por exemplo, poderia ser apresentado à doutrina dos dízimos e das ofertas, e não gostar da ideia, orar,“Senhor, se você realmente quer que eu pague meu dízimo, então faça meu chefe me dar um aumento de 15% no salário.”

Para validar uma decisão que você já tomou

Balaão fornece um triste exemplo desse tipo de comportamento. Este profeta foi ousado o suficiente para perguntar a Deus se ele poderia amaldiçoar os israelitas! Deus, obviamente, respondeu à sua oração com um claro “não.” Não querendo se submeter, Balaão orou novamente e mesmo que um sinal afirmativo não lhe tenha sido dado, ele foi mesmo assim. Ele já havia se decidido muito antes de orar. Descobrir a vontade de Deus foi apenas uma desculpa para Balaão, um pretexto para justificar uma decisão que já tinha tomado.

Com que frequência escolhemos um emprego, uma data ou um investimento com base nas nossas decisões sobre o que queremos? Depois disso, ficamos de joelhos e oramos,“Deus, por favor abençoe este projeto.” Conhecer a Deus é fundamentalmente renunciar à nossa vontade e aos nossos caminhos.

Para evitar esperar

Confesso que quando situações confusas demoram muito para serem desvendadas, fico tentado a procurar uma resposta rápida. É por isso que os sinais podem ser tão atraentes. Enquanto esperamos, ficamos impotentes e dependentes, e a ansiedade cresce dentro de nós porque não podemos fazer nada. Mas pedir um sinal, especialmente se dermos a Deus uma espécie de prazo ou prazo, nos coloca de volta no controle. De repente, Deus precisa responder de acordo com a nossa programação, para que a espera aparentemente interminável acabe. Fizemos algo a respeito – consertamos. E porque fingimos ser submissos a Deus o tempo todo, não precisamos nos sentir culpados!

Em seu livro Experimentando Deus: Conhecendo e Fazendo a Vontade de Deus, Harry Blackaby e Richard King dizem:“Se você não tem instruções claras de Deus sobre um assunto, ore e espere. Aprenda paciência. Depende do tempo de Deus. Seu timing é sempre certo e melhor. Não tenha pressa. Ele pode estar ocultando instruções para fazer com que você O busque mais intensamente. Não tente pular o relacionamento para começar a fazer.”
Como talismã ou amuleto da sorte

Existe um equívoco geral de que fazer a vontade de Deus significa viver”felizes para sempre” e evitando todos os tipos de fracasso e dor. Se aderirmos a esta falácia, poderemos tentar usar os sinais como um talismã ou um amuleto de boa sorte para nos proteger de problemas.

A Bíblia tem muitos exemplos de pessoas que fizeram exatamente o que Deus queria que fizessem e ainda assim passaram por momentos difíceis, perseguições e até morte. Quando o próprio Jesus foi pregado na cruz, Ele estava cumprindo o plano perfeito de Deus para Ele. A ideia de sucesso de Deus pode ser radicalmente diferente daquilo que temos em mente. Seu plano pode incluir alguns tempos dolorosos e estações secas. Se levamos a sério a vontade de Deus, precisamos estar dispostos a seguir Seus planos, mesmo quando isso dói. (**/red/tim/hcAUS

Leave a Comment

Alamat email Anda tidak akan dipublikasikan. Ruas yang wajib ditandai *